Para as empresas e provedores os problemas são diversos e muitas vezes, o custo adicional causado pelo spam é transferido para a conta a ser paga pelos usuários.
Alguns dos problemas sentidos pelos provedores e empresas são:
- Impacto na banda: para as empresas e provedores o volume de tráfego gerado por causa de spams os obriga a aumentar a capacidade de seus links de conexão com a Internet. Como o custo dos links é alto, isto diminui os lucros do provedor e muitas vezes pode refletir no aumento dos custos para o usuário.
- Má utilização dos servidores: Os servidores de email dedicam boa parte do seu tempo de processamento para tratar das mensagens não solicitadas. Além disso, o espaço em disco ocupado por mensagens não solicitadas enviadas para um grande número de usuários é considerável.
- Inclusão em listas de bloqueio: o provedor que tenha usuários envolvidos em casos de spam pode ter sua rede incluída em listas de bloqueio. Esta inclusão pode prejudicar o recebimento de e-mails por parte de seus usuários e ocasionar a perda de clientes.
- Investimento em pessoal e equipamentos: para lidar com todos os problemas gerados pelo spam, os provedores necessitam contratar mais técnicos especializados, comprar equipamentos e acrescentar sistemas de filtragem de spam. Como conseqüência os custos do provedor aumentam.
Mest populär
Backdoors
Normalmente um atacante procura garantir uma forma de retornar a um computador comprometido, sem...
Bots e Botnets
De modo similar ao worm, o bot é um programa capaz se propagar automaticamente,...
Cavalos de Tróia
Conta a mitologia grega que o "Cavalo de Tróia" foi uma grande estátua, utilizada...
Keyloggers
Keylogger é um programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo...
O que é spam?
Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente...