Para as empresas e provedores os problemas são diversos e muitas vezes, o custo adicional causado pelo spam é transferido para a conta a ser paga pelos usuários.
Alguns dos problemas sentidos pelos provedores e empresas são:
- Impacto na banda: para as empresas e provedores o volume de tráfego gerado por causa de spams os obriga a aumentar a capacidade de seus links de conexão com a Internet. Como o custo dos links é alto, isto diminui os lucros do provedor e muitas vezes pode refletir no aumento dos custos para o usuário.
- Má utilização dos servidores: Os servidores de email dedicam boa parte do seu tempo de processamento para tratar das mensagens não solicitadas. Além disso, o espaço em disco ocupado por mensagens não solicitadas enviadas para um grande número de usuários é considerável.
- Inclusão em listas de bloqueio: o provedor que tenha usuários envolvidos em casos de spam pode ter sua rede incluída em listas de bloqueio. Esta inclusão pode prejudicar o recebimento de e-mails por parte de seus usuários e ocasionar a perda de clientes.
- Investimento em pessoal e equipamentos: para lidar com todos os problemas gerados pelo spam, os provedores necessitam contratar mais técnicos especializados, comprar equipamentos e acrescentar sistemas de filtragem de spam. Como conseqüência os custos do provedor aumentam.
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