Iremos descrever como configurar o Codificador do Windows Media 9 para suportar 2 ou mais câmeras. Além disso, vamos abordar como inserir arquivos pré-gravados (on-demand) nestas transmissões. As possibilidades de incrementar seu trabalho com este recurso são das mais variadas: corte ao vivo, idêntico a um switcher de vídeo; utilização de outros recursos audiovisuais (como Webcam e DVD Player); geração de playlists de vídeo; simulação de transmissão ao vivo com arquivos pré-gravados, entre outros.


Lembramos que os recursos de inserir arquivos gravados ou playlists são diferentes do serviço de AutoPlaylist (solução exclusiva da Estado Virtual), pois a transmissão continua sendo ao vivo e é necessário constante monitoramente e manipulação ao vivo, enquanto o serviço de AutoPlaylist ocorre automaticamente direto do servidor streaming.


1- Acesse o Codificador do Windows Media (recomendado ler primeiro o tutorial "Utilizando o Windows Media Encoder para Transmissão ao Vivo");





2- Clique em “Exibir” > “Painel de Fontes” para habilitar o painel que nos auxiliará na visualização das Fontes disponíveis no codificador. Note que “Fontes” aqui é o nome que o Codificador dá para qualquer tipo de dispositivo ou arquivo configurado e disponível, além de estar pronto para transmitir.





3- Vamos agora criar uma nova “Fonte”, ou seja, fazer com que o Codificador reconheça um segundo dispositivo, arquivo ou recurso do qual você pretende utilizar. Esta Fonte pode ser:

- Uma câmera de vídeo ou DVD Player conectados através de uma placa de captura de vídeo;

- Uma câmera de vídeo conectada diretamente na porta USB ou Firewire;

- Uma Webcam ;

- Um arquivo de vídeo compatível com Windows Media (MPEG, AVI, WMV, etc).

- Um arquivo gráfico (BMP, JPG, GIF, etc);

- A captura de tela (seu monitor, seja ela inteira, de uma região da tela ou de um programa aberto).

Clique em “Propriedades” > “Fontes”. No exemplo deste tutorial, a “Fonte 1” está configurada para captar vídeo diretamente de um dispositivo chamado “Pinnacle AV/DV2 Capture” (que é uma placa de captura externa da marca Pinnacle conectada em nosso computador para a criação deste tutorial):





4- Clique em “Adicionar”, e o Codificador já criará uma nova Fonte denominada “Fonte 2”. Selecione o Vídeo e Áudio do dispositivo do qual deseja transmitir, que deve ser diferente ao configurado na “Fonte 1”.

Neste tutorial, selecionamos a “Samsung DV Device” (uma câmera padrão Mini-DV). Clique em “Aplicar”;





5- Ao iniciar a codificação, a “Fonte 1” comecará a ser transmitida;





6- Para alterar a Fonte, clicar em uma de suas Fontes à esquerda;





7- Para a criação de uma nova Fonte com arquivos de vídeo ou gráfico estático, o processo é semelhante: link “Propriedades”, aba “Fontes”:

A) clique em “Adicionar”;
B) renomeie a Fonte ;
C) selecione em “Nome do Arquivo” o arquivo do vídeo ou gráfico;
D) em “No final”, podemos selecionar a ação do Codificador após a exibição da Fonte. Selecione “Passar para a próxima fonte” ou “Passar para a primeira fonte”.





8- A ordem das fontes pode ser alterada nas setas situadas ao lado do botão “Adicionar” nova Fonte (A).

Há também a possibilidade de criar novas Fontes, inclusive mesclando dispositivos com arquivos, intercambiando diversas Fontes distintas e gerando resultados interessantes como:

- Ter uma webcam com áudio da mesa de som;
- Um tela criada em editor gráfico com um arquivo de música como fundo musical;
- Slides Powerpoint, mantendo o áudio da câmera de vídeo, etc.

Outro recurso que vale a pena comentar: caso você deseje transmitir apenas um trecho selecionado de um arquivo sob demanda, ou ainda, limitar automaticamente o tempo de exibição de uma determinada Fonte, em (E) você poderá marcar o íncio e fim de sua codificação. Para isto, clique em “Início/Fim da Marcação” e implemente os dados com a minutagem desejada no formato hora:minuto:segundo:milisegundos:





9- Aplique estas configurações, inicie a codificação e selecione a Fonte do arquivo de vídeo e/ou tela gráfica para testar o “switcher” entre as Fontes:





Dica importante: Para que o Codificador suporte a utilização destes recursos, um computador de alta performance é um requisito decisivo e prioritário. Quanto maior a performance do computador, menor será o atraso entre a troca de Fontes.

Esta resposta lhe foi útil? 7 Usuários acharam útil (16 Votos)