O cPanel é o painel de controle para administração de sua hospedagem linux.
Recursos disponíveis no cPanel x3:
* Criar e remover contas de e-mail
* Redirecionamentos de e-mail
* Bloquear e desbloquear e-mails (remetentes)
* Criar filtros anti-spam
* Alterar sua senha
* Verificar o tráfego e espaço utilizados
* Visualizar estatísticas de acesso
* Gerenciar seus bancos de dados (MySQL e PostGreSQL)
* Verificar seus e-mails (webmail)
* Criar subdomínios
* Proteger diretórios (senha)
* Agendar tarefas programadas (cron)
* Instalar scripts pré-configurados
* Verificar a situação (status) do servidor
* Dentre outras funções (todas documentadas abaixo)
Gerenciador de E-mails: Crie, remova e gerencie suas contas de e-mail através dessa opção. Altere o endereço pega-tudo (default address) do seu domínio (conta de e-mail que recebe todas as mensagens enviadas para o seu domínio que não tenham um destinatário válido no servidor). Modifique as regras do filtro anti-spam (impeça que “lixo eletrônico” seja entregue em sua caixa postal, habilite o SpamAssassin no seu domínio).
Webmail: Acesse seus e-mails de qualquer lugar que você esteja (sem a necessidade de configurar o computador utilizado).
- O Provedor5 disponibiliza dois programas de webmail: RoundCube Mail (desenvolvido em Ajax) e SquirrelMail. Ambos disponíveis em português, além de outros idiomas.
Mudar a Senha: Altere a senha do seu domínio. Para sua segurança, nosso servidor está programado para não aceitar senhas consideradas de fácil dedução (com muita repetição de letras ou números). Sempre utilize senhas com letras e números (exemplo: j6F3br0az7HG - letras maiúsculas e minúsculas são diferentes para o servidor).
Gerenciador de FTP: Crie, remova e gerencie os usuários de FTP do seu domínio e subdomínios. Essa opção somente deverá ser utilizada por usuários que tenham total conhecimento do seu funcionamento, pois poderá comprometer o funcionamento do seu domínio.
Gerenciador de Arquivos: Utilize nosso gerenciador de arquivos para enviar, remover e gerenciar arquivos no seu diretório no servidor de FTP (sem a necessidade de instalação de um programa de FTP).
Backup (Cópia de Segurança): Receba o backup dos seus arquivos. Aconselhamos a utilizar essa opção, pelo menos, uma vez por semana.
Proteção por Senha: Proteja o acesso, via navegador, a determinados diretórios do seu site. Permite que você defina usuários que terão acesso ao mesmo.
Páginas de Erro: Configure as páginas de erro apresentadas pelo nosso servidor para o seu domínio. Permite a configuração das páginas para os erros mais comuns: 400, 401, 403, 404 e 500.
Subdomínios: Crie, remova e gerencie os subdomínios existentes no seu domínio.
Banco de Dados: Permite que você crie banco de dados MySQL para utilização do seu domínio. Você terá uma ferramenta de administração remota (phpMyAdmin) do seu banco de dados.
SSH / Telnet: Terminal para que você possa gerenciar o seu domínio através de uma conexão remota (SSH). Por padrão, esse tipo de conexão não está disponível em nossos planos (entre em contato com o suporte em caso de dúvidas).
Redirecionamentos: Redirecione os acessos do seu site (ou de determinado diretório) para outro endereço.
Extensões do FrontPage: Instale as extensões do FrontPage em seu domínio. Após a instalação, é possível que você gerencie o seu domínio a partir do FrontPage (programa de criação de sites da Microsoft).
Registro de Acessos: Veja o LOG de acesso do seu site. Verifique qual a origem dos últimos acessos ao mesmo.
Estatísticas Web / FTP: Veja relatórios completos sobre o acesso ao seu site. Você terá dados estatísticos de dois programas diferentes: Awstats e Webalizer. Após a análise desses dados, você terá condições de tomar decisões estratégicas para o sucesso do seu site.
Estatísticas de Subdomínios: Veja relatórios completos sobre o acesso aos subdomínios do seu site.
Registro de Erros: Veja a lista dos últimos erros de acesso ao seu site.
Listar em Sistemas de Busca: Ferramenta para inclusão do seu site em alguns sistemas de buscas. Novos sistemas serão adicionados a essa ferramenta sempre que possível.
Central de CGI: Central contendo diversos scripts que poderão facilitar o gerenciamento do seu domínio, tais como: processador de formulário, relógio digital, contador de acessos, banner randômico, dentre outros.
Lojas Virtuais: Esse script automatiza o seu site, tornando-o um verdadeiro shopping virtual. O sistema funciona como “cesta de compras”, onde o usuário vai selecionando os produtos e colocando na cesta antes de passar no caixa (fechar o seu pedido).
Tarefas Agendadas: Permite que você programe o servidor para executar tarefas em determinados dias e horários. Essa opção somente deverá ser utilizada por usuários que tenham total conhecimento do seu funcionamento, pois poderá comprometer o funcionamento do seu domínio.